A NASA está reconsiderando seus futuros lançamentos espaciais, incluindo a missão tripulada à Lua, Artemis III, prevista para 2027. O motivo seria a necessidade de redirecionar esforços para a busca por vida extraterrestre, além dos altos custos da missão e das mudanças políticas com a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Segundo informações, Elon Musk teria convencido Trump a priorizar uma missão tripulada a Marte utilizando foguetes da SpaceX, deixando a NASA livre para focar na exploração de possíveis sinais de vida fora da Terra.
O Dr. Thomas Zurbuchen, diretor da missão científica da NASA, reforçou a importância desse novo direcionamento: “Vamos explorar o desconhecido. Temos as ferramentas e equipes para melhorar nosso entendimento e estamos preparados para usá-las na descoberta científica.”
A agência já conduz pesquisas sobre possíveis evidências de vida passada em Marte e busca sinais de atividade biológica na lua Europa, de Júpiter. Caso a mudança se concretize, a NASA poderá intensificar seus esforços nessa área, ampliando a busca por civilizações alienígenas.